Práticas e Modelos na Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares


Portefólio de José Alberto Oliveira Moreno

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares
Formação RBE / Turma 1 - DREC
Novembro / Dezembro de 2009



ÍNDICE



Semana 1
1. Um percurso longo, iniciado há mais de 50 anos em Lisboa
2. 13 anos de Bibliotecas Escolares, pela Drª Teresa Calçada

Semana 2
3. A biblioteca escolar. Desafios e oportunidades no contexto de mudança
3.1 Grelha (.pdf).

Semana 3
4. Modelo de Auto-Avaliação. Problemáticas e conceitos implicados.
4.1. Auto-formação em auto-avaliação de Bibliotecas Escolares

Semana 4
5. O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares no contexto da Escola
5.2. Apresentação do modelo

Semana 5
6. O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (parte I)
6.1. Plano de Avaliação da Biblioteca Escolar
6.2.
Anexos (.pdf)
6.3. Análise SWOT à BE


Semana 6
7. O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (parte II)
7.1. Tabela D.3.
7-2. Acções futuras

Semana 7
8. O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (conclusão)
8.1. TABELA Intersecção AABE-IGE
8.2. TABELA Amostra dos relatórios IGE / BE

Semana 8
9. O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (workshop)
9.1. Forum 1
9.2. Fórum 2

Semana 9
10. Apreciação final




DOCUMENTOS

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares



LIGAÇÕES

Rede de Bibliotecas Escolares

Plataforma de Aprendizagem da RBE

Rede Concelhia de Bibliotecas de Carregal do Sal

Página da BE / ES Carregal do Sal

Blogue da BE / ES Carregal do Sal

Ética da Informação na Escola




sábado, 14 de novembro de 2009

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares no contexto da Escola

1ª parte da tarefa: Perspectivar a integração do processo de auto-avaliação no contexto da escola/ agrupamento implica que o professor bibliotecário divulgue o processo e envolva os diferentes actores. Construa um PowerPoint para apresentar no Pedagógico/ Escola/ agrupamento


A acção da Biblioteca Escolar (BE) não é em rede, apesar de inúmeras redes se desenvolverem no seu seio. É mais um caminho de descobertas sucessivas, de algo que já lá se encontra – informação, competências e valores, que se relacionam entre si.

CLICAR AQUI para continuar a leitura do texto.



2ª parte da Tarefa: Comente o trabalho de um dos colegas , respondendo no mesmo fórum ao contributo que seleccionou.


Procedi à leitura rápida de todos os trabalhos e seleccionei aqueles que se enquadravam na finalidade da tarefa. De todos os "pré-seleccionados", escolhi o teu por ser o que se aproximava mais do objectivo essencial desta apresentação, a comunicação do Modelo de Auto-Avaliação da BE ao Conselho Pedagógico.

Na sessão anterior, vários colegas desenvolveram apresentações, no caso destinadas a formandos frequentadores de um hipotético workshop. Ali tornou-se necessário abordar o Modelo na sua plenitude. Na situação presente, trata-se de tentar passar a mensagem a destinatários específicos e exigentes - elementos do CP, para os quais é destinada informação estruturada em torno das questões:
  • Integração da auto-avaliação da BE na avaliação interna da escola.
  • Envolvimento dos diferentes stakeholders no processo.
  • Esclarecimento sobre as competências de cada um dos grupos da comunidade educativa no processo de auto-avaliação.
  • Clarificação dos conteúdos que tornam relevante e efectiva a participação do PB no processo de auto-avaliação da escola e como elemento integrante do painel de contacto com os avaliadores externos.
  • O seu contributo para as aprendizagens e para o sucesso educativo.
Para além de outros temas, igualmente pertinentes, parecem ser estes aqueles em que interessa insistir e o teu trabalho encontra-se dentro desses parâmetros.

Continuação de um óptimo trabalho.
JMoreno



(Comentário ao trabalho de António Carecho)


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