
No processo, identifica-se um problema, recolhem-se evidências, avaliam-se e interpretam-se as evidências recolhidas e procura-se extrair conhecimento que oriente futuras acções e que delineie caminhos. A pesquisa centra-se no impacto e não nos inputs.
Na acção de formação foram desenvolvidas estratégias, que procuraram sensibilizar para a metodologia do trabalho a adoptar num processo de auto-avaliação. Essa metodologia requer:
Finalmente, os resultados da avaliação devem ser comunicados, validando o processo e as acções desenvolvidas.
A criação de um Modelo de Avaliação das BE permitiu:
Na acção de formação foram desenvolvidas estratégias, que procuraram sensibilizar para a metodologia do trabalho a adoptar num processo de auto-avaliação. Essa metodologia requer:
- A mobilização de uma equipa para a necessidade de fazer diagnósticos a partir da acção;
- A avaliação do impacto e do valor da Be na escola;
- A formação da equipa para que a sua acção no processo seja qualificada;
- A permanente comunicação com os órgãos de gestão da escola;
- O diálogo com os professores e o contributo de todos no processo de avaliação.
- A identificação dos pontos críticos;
- A percepção do conjunto de relações que se estabelecem;
Finalmente, os resultados da avaliação devem ser comunicados, validando o processo e as acções desenvolvidas.
A criação de um Modelo de Avaliação das BE permitiu:
- Dotar as escolas de um quadro de referência e de instrumentos para a melhoria.
- Fomentar melhores práticas, permitindo a mudança no seu funcionamento;
- Contribuir para um maior impacto nas aprendizagens e no sucesso educativo dos alunos;
- Dar visibilidade ao trabalho da BE, tanto na escola, como no exterior.
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